Em um esforço contínuo para melhorar a segurança e eficiência nos ambientes de saúde, o Instituto de Patologia e Patologia Molecular em Helios Universitätsklinikum Wuppertal, Alemanha, está liderando o caminho com uma nova abordagem para minimizar e eliminar a exposição das equipes do Centro Cirúrgico ao formol.
O Problema do Formol
O formol é um composto químico comumente usado em hospitais e laboratórios para a preservação de tecidos biológicos. No entanto, a exposição a este composto pode levar a vários problemas de saúde, incluindo irritação dos olhos, nariz e garganta, além de ter sido recentemente reclassificado como carcinogênico na categoria 1B e Mutagênico na categoria 2 conforme Regulamento CRE da UE e IARC/NIC.
Outro problema com relação ao seu uso é que qualquer derramamento durante o enchimento de recipientes e/ou transporte, pode interromper as operações ou até mesmo levar a suspensão das atividades no centro cirúrgico.
A Solução UltraSAFE
Como solução destes problemas, o Sr. Ralf Lieberz, Gerente de Processos, Riscos e Qualidade no Instituto, implementou o sistema de dispensação automática de formol UltraSAFE. Este sistema inovador foi projetado para reduzir significativamente a exposição ao formol, melhorando assim a segurança do operador.
O Webinar – 29 de novembro
Para compartilhar sua experiência e conhecimento, o Sr. Lieberz apresentará um webinar ao vivo no dia 29 de novembro de 2023. Durante este evento, ele discutirá os desafios enfrentados para a redução da exposição ao formol no Hospital Universitário Helios Wuppertal e compartilhará seu feedback sobre o sistema UltraSAFE.
Os tópicos da discussão incluirão o fluxo de trabalho de coleta das amostras, a padronização nas fixação das amostras e a segurança do operador. Além disso, haverá uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, permitindo aos participantes a oportunidade de interagir diretamente com o Sr. Lieberz.
Palestrante
Ralf Lieberz,
Process, Risk and Quality Manager at Helios Universitätsklinikum Wuppertal, Germany