Já conhece o anticorpo Stathmin e como ele pode ajudar na diferenciação do Câncer Cervical?

Já conhece o anticorpo Stathmin e como ele pode ajudar na diferenciação do Câncer Cervical?

O câncer cervical, é uma doença maligna que se desenvolve nas células do colo do útero. A causa mais comum desse tipo de câncer é a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), principalmente em certos tipos de HPV, como por exemplo nos sub-tipos 16 e 18.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Exames como citologia oncótica, anatomopatológico e imuno-histoquímica são fundamentais para rastrear alterações nas células cervicais, também fundamentais na decisão terapêutica.

A neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) é uma doença pré-maligna do colo do útero, mais frequentemente causada por infecção por HPV. É classificada como:

  1. Lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau (LSIL) referida como NIC I
  2. Lesão epitelial escamosa de alto grau (HSIL) referida como NIC II ou NIC III

O direcionamento do tratamento para um determinado paciente difere pela classificação específica da NIC.

A distinção entre HSIL e LSIL pode ser uma tarefa difícil, uma vez que o P16, marcador de displasia cervical, mais a ectocérvix, cora fortemente na porção superior de NIC III e carcinomas cervicais, já o anticorpo Stathmin (SP49) é negativo fora da camada basal na maioria dos casos de NIC I, essa capacidade de distinguir HSIL de LSIL faz da IMH por Stathmin um poderoso complemento de diferenciação comparado ao P16, uma vez que, o P16 diferencia a NIC benigna do colo do útero e da metaplasia intra-epitelial escamosa atípica (AIM) mas não consegue distinguir LSIL de HSIL.

O anticorpo Stathmin (SP49) no tecido primário do câncer cervical possui um estado de expressão significativamente elevado, que está diretamente ligado ao desenvolvimento do câncer cervical, afetando o equilíbrio do ambiente imunitário danificado pela infiltração de células imunitárias tumorais.

A detecção do nível de expressão se torna uma ferramenta valiosa no diagnóstico e na avaliação dos fatores prognósticos do câncer cervical, podendo a Stathmin tornar-se um novo alvo de imunoterapia do câncer cervical.

Vantagens do Stathmin:

  • Elevada sensibilidade e especificidade para NIC III.
  • Maior especificidade para NIC III em comparação com p16.
  • Diferencia HSIL (NIC II e NIC III) de LSIL (NIC I).
Lâmina de tecido de uma biópsia cervical com alterações patológicas corado com H&E, consistentes com neoplasia intra-epitelial cervical de baixo grau (NIC I).
A neoplasia intra-epitelial cervical de baixo grau (NIC I) não é corada com anti- stathmin. Note-se que as células basais benignas da mucosa são positivas para anti-stathmin.
A anti- stathmin fortemente corada na neoplasia intra-epitelial cervical de alto grau (NIC III).

Deixe um comentário

Fechar Menu