Desde a Revolução Industrial e posteriormente com a implantação do capitalismo, a produção econômica da nossa sociedade funciona baseada praticamente em três valores: extrair, transformar e descartar. Buscando reparar exatamente essa produção e descarte desenfreados, se desenvolveu o conceito de Economia Circular, que tem como objetivo principal minimizar o impacto humano ao meio ambiente por meio de três palavras-chave –redução, reutilização e reciclagem de materiais e energia.
E apesar da reciclagem fazer parte do grande movimento da Economia circular e ter um papel fundamental, a redução e a reutilização das embalagens são respostas mais rápidas e eficientes na redução dos resíduos que geramos. Pequenas mudanças cotidianas podem resultar em grandes avanços na diminuição da geração de resíduos.
E pensando nisso trouxemos uma dica bem legal, que é a substituição do plástico filme, muito utilizado no dia a dia por manter tudo higienizado e embalado.
Ele pode ser substituído por tecido de cera, que é feito com um tecido 100% algodão com uma liga feita de cera de abelha ou carnaúba (na versão vegana). Ele pode ser usado sobre pratos, pedaços de frutas ou metades de vegetais, assim como para envolver sanduíches ou lanches, embalar pães frescos entre outros usos. Cada pedaço de tecido pode ser lavado e usado diversas vezes, com uma vida útil de, em média, 1 ano. Após isso, nada de jogar fora, o tecido pode ser compostado.
Diminuir o volume de resíduo é um hábito cada vez mais urgente e o processo começa com as escolhas que cada um faz.
Assista o vídeo a seguir e descubra como fazer o seu pano de cera.