Leucemia vista através da citometria de fluxo!

Leucemia vista através da citometria de fluxo!

MÊS DE COMBATE A LEUCEMIA

A leucemia é um tipo de câncer que ocorre no sistema hematopoiético. A maioria das células do sangue são formadas na medula óssea. A leucemia ocorre quando essas células sofrem mutações e passam a se proliferar de maneira inadequada. Mutações nas células mais jovens (blastos), dá origem a leucemias agudas, mas quando as alterações ocorrem nas células maduras, a doença é a leucemia crônica. As leucemias, em geral, podem estar relacionadas a fatores de risco ocupacionais, agentes infecciosos específicos, desordens genéticas, exposição à radiação ionizante e a agentes químicos como os solventes, entre eles, o Benzeno (INCA, 2012).

Segundo INCA, estimam-se 5.940 casos novos de leucemia em homens e 4.860 em mulheres para cada ano do biênio (2018-2019), no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,75 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres 8, ocupando a nona e a décima posições, respectivamente.

A imunofenotipagem por citometria de fluxo é a metodologia mais utilizada no auxílio no diagnóstico de leucemias (agudas e crônicas). Através da citometria de fluxo é possivel caracterizar os fenótipos das células afetadas e os fenótipos anômalos em cada tipo de células, no caso das leucemias bifenotípicas.

A Biolegend oferece no seu portfólio uma gama de produtos que vão além de anticorpos monoclonais para o auxílio no diagnóstico e pesquisa das leucemias. O portfólio conta com produtos para a caracterização das células e avaliação da proliferação, maturação e morte celular (apoptose).


ANTICORPOS PARA AUXÍLIO NO
DIAGNÓSTICO DE LEUCEMIAS

A Biolegend disponibilza marcadores específicos para caracterização de todos os tipos de células envolvidas nas Leucemias (agudas e crônicas), com aprovação do Grupo Europeu de Citometria de Fluxo – Protocolo Euroflow.

ANTICORPOS E REAGENTES PARA PESQUISA EM LEUCEMIAS

LIF (Fator de Inibição de Leucemia) é uma citocina pleiotrópica envolvida no desenvolvimento celular, inflamação, imunologia e neoplasia. O LIF foi originalmente denominado por sua função observada para promover a diferenciação de uma linhagem celular mielóide leucêmica M1 de camundongo em macrófagos. Com células-tronco embrionárias cultivadas, o LIF tem sido uma importante ferramenta de laboratório para ajudar a manter a pluripotência de células-tronco para culturas de células. Está envolvida nos mecanismos de implantação embrionária, distúrbios inflamatórios, como artrite, imunomodulação, carcinogênese e caquexia associada à neoplasia.

TPO (trombopoietina ) desempenha um papel importante na regulação do nível de plaquetas circulantes in vivo. A megacariopoiese é o processo celular que leva à produção de plaquetas. A TPO liga-se ao seu receptor, o homólogo celular do oncogene do vírus da leucemia mieloproliferativa (c-Mpl), e estimula a proliferação e a maturação dos megacariócitos. A TPO é capaz de promover a sobrevivência, auto-renovação e expansão de células-tronco hematopoiéticas e células progenitoras de múltiplas linhagens primitivas. Os níveis de TPO no sangue e na medula óssea estão inversamente relacionados à contagem de plaquetas. Concentrações aumentadas de TPO estão presentes no líquido cefalorraquidiano de alguns pacientes com meningite bacteriana ou viral. Além disso, níveis elevados de TPO no plasma podem ser encontrados em várias doenças hematológicas associadas a trombocitopenia, síndromes coronarianas e sepse.

Deixe um comentário

Fechar Menu