Rearranjos de ROS1 são encontrados em 1% dos pacientes com câncer de pulmão. A eficácia terapêutica do crizotinib neste subgrupo já foi demostrada em estudos clínicos de fase inicial nos Estados Unidos e Leste da Ásia. Neste estudo são apresentados dados sobre eficácia e segurança de um estudo prospectivo de fase II avaliando o uso de crizotinib em pacientes europeus positivos para ROS1 (EUCROSS).
O EUCROSS é um ensaio em fase única, aberto, multicêntrico, para avaliação do uso do Crizotinib em pacientes com NSCLC positivos para ROS1 de 20 locais da Alemanha, Espanha e Suíça. 34 pacientes receberam tratamento e 4 pacientes foram excluídos da análise de eficácia. Os principais critérios de elegibilidade incluíam pacientes com 18 anos de idade ou mais com câncer de pulmão avançado / metastático e câncer de pulmão com rearranjo de ROS1 por FISH. O ensaio foi coordenado pelo Lung Cancer Group de Colônia (Universidade de Colônia) e pelo Grupo Espanhol de Câncer de Pulmão. Os pacientes foram tratados com doses iniciais de 250 mg de Crizotinib duas vezes ao dia em ciclos de 28 dias até a progressão da doença, morte, retirada do consentimento informado ou toxicidade inaceitável.
Análises Moleculares: O ROS1 foi avaliado por patologistas experientes (Targos Molecular Pathology GmbH, Kassel, Alemanha) utilizando a sonda ZytoLight SPEC ROS1 Dual Color Break Apart (ZytoVision, Bremerhaven, Alemanha).
CONHEÇA A SONDA FISH PARA ROS1: Z-2144 ZytoLight SPEC ROS1 Dual Color Break Apart Probe
Conclusão: Em resumo, o EUCROSS confirmou a alta eficácia, tolerabilidade e segurança do Crizotinib em pacientes com NSCLC com rearranjo de ROS1. Além disso, o grupo de estudo identificou que os pacientes com TP53 do tipo selvagem tiveram resposta diferente dos pacientes com TP53 do tipo mutante.